terça-feira, 5 de agosto de 2025

Direção do Hospital Regional Vale do Jaguaribe é composta 100% por mulheres.

A história nos mostra que a participação feminina em cargos de alta gestão e em tomada de decisões, apesar de ainda ser uma luta constante, vem se fortalecendo nas últimas décadas. O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é um exemplo dessa mudança, a unidade de saúde pública de alta complexidade, atualmente, é 100% gerida por mulheres.

Para a diretora geral da unidade, Ana Paula Guedes, liderar o HRVJ é um desafio que exige “técnica, coragem, empatia e visão”. Para ela, ocupar a função de gestora e atuar ainda ao lado de outras duas mulheres carrega um peso simbólico e histórico que não passa despercebido. “Somos, ao mesmo tempo, gestoras e cuidadoras. Trazemos para o centro da gestão uma escuta sensível, uma tomada de decisão firme, e o compromisso com uma saúde pública que funcione de verdade, para todos”, ressalta.

Segundo ela, estar à frente de uma instituição que, diariamente, salva vidas em uma região que, por muito tempo, teve acesso limitado a serviços de alta complexidade, é um privilégio, mas também uma enorme responsabilidade. “Como mulheres, sabemos o que é persistir, o que é construir espaços com trabalho, preparo e resiliência. Mais do que ocupar cargos de liderança, buscamos inspirar outras mulheres, dentro e fora do serviço público, a acreditarem que é possível transformar realidades com competência e sensibilidade. E, juntas, temos provado que a presença feminina em posições estratégicas fortalece a gestão”, comemora.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.

Leia a íntegra da matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário