sexta-feira, 30 de junho de 2017

Ex-Prefeitos de Tabuleiro do Norte devem quase 240 mil à Receita Federal

Derrotados nas urnas mesmo com seus grupos políticos coligados na eleição de 2016, os ex-gestores de Tabuleiro do Norte, Maiard de Andrade e Marcondes Moreira, são dois dos maiores devedores de tributos ao fisco federal na terra do caminhão.


Juntos, eles devem ao erário da União, a quantia de R$ 238.350,37 (duzentos e trinta e oito mil trezentos e cinquenta reais e trinta e sete centavos); até o fechamento desta edição.
Esse valor, mesmo que relativamente baixo, é uma verdadeira fortuna para os modestos padrões daquela cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, que não dispõe nem mesmo de saneamento básico em toda a extensão da sede do município.


Desprovidos de poder e com seus partidos, PPS e PT, respectivamente, em baixa, é pouco provável que os ex-chefes do executivo quitem seus débitos cobrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Secretário de Finanças de Morada Nova aparece como sócio-administrador da Rádio Vale do Jaguaribe

Ocupando a frequência de 1.260kHz na faixa AM, a Rádio Vale do Jaguaribe é uma das emissoras mais antigas e influentes da região. Com sua programação variada e histórica audiência consolidada, a microempresa societária já teve diversos gestores; com destaque para o empresário Gerardo Lucena, passando pelo polêmico e controverso radialista Nicanor Linhares, e chegando hoje, às mãos do experiente financista Antônio Mâncio Lima.


Entretanto, desde sua nomeação como Secretário de Finanças no município de Morada Nova, ocorrida em janeiro deste ano, surgiu uma incompatibilidade legal; pois segundo o Estatuto do Servidor Público daquela cidade, é vedado ao servidor comandar empresa privada.


Enquanto perdura a situação de concomitância, o secretário/sócio-administrador permanece investido nas duas funções, tanto no serviço público, quanto na iniciativa privada; o que é no mínimo contrastante com o histórico de ética e trabalho desempenhado pela emissora ao longo de sua existência.


Segundo contato telefônico da nossa reportagem com o chefe da pasta financeira, ele afirmou que o processo de desincompatibilização é moroso e complexo, mas que já tramita em estado avançado de conclusão junto aos órgãos e entidades competentes.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Secretária de Ação Social de Alto Santo nas garras do Leão

A titular da pasta da Ação Social do Município de Alto Santo, e irmã da prefeita Iris Gadelha, está na malha fina da Receita Federal do Brasil.


Componente do alto escalão da administração municipal, e incumbida da vanguarda da gestão através do comando de setores estratégicos, a auxiliar direta da prefeita tem débitos inscritos e em curso de cobrança na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a PGFN.


Amiga íntima e aliada do governador Camilo Santana (PT), a gestora da terra do Coliseu, tenta consolidar sua legitimidade como governante de fato e de direito, mesmo que nos bastidores, circulem as informações paralelas de que é a sua irmã, e secretária, quem realmente dá as cartas.



Como a história clássica nos ensina, nenhum império cai por ameças externas, e sim, por falhas internas. Só resta saber, afinal, quem é Rômulo e quem é Remo.

Quatro anos em quatro dias.

Em uma paráfrase ao discurso do desenvolvimentista Juscelino Kubitschek, que tinha como lema avançar o Brasil 50 anos em 5, o SAAE, autarquia municipal de Limoeiro do Norte, superou o presidente bossa-nova; e surpreendeu a todos com a entrega de uma obra que esperou 4 anos, de 2013 a 2016, em apenas 4 dias.

A comunidade do Sítio Saquinho, localizada na Zona Rural do município, ao sopé da Chapada do Apodi, que antes era abastecida com água turva e de potabilidade muitas vezes questionável, agora, consome água limpa e corrente oriunda do fluxo do rio.

Em menos de seis meses da nova gestão, o Saquinho é a segunda comunidade beneficiada com o programa de ampliação do abastecimento de água. A primeira, foi o Canto Grande de Baixo, às margens da BR-116, que já usufrui do recurso hídrico de forma similar à sede da municipalidade.

Ainda estão previstas para este ano, segundo Valdo Lemos, superintendente do SAAE, ações nos "Setores" e na Sucupira, além do aproveitamento dos poços da Petrobrás.


terça-feira, 27 de junho de 2017

Cinco municípios do Ceará podem estar com o FPM bloqueado.

Segundo informações atualizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, STN, órgão do Ministério da Fazenda, cinco (05) municípios cearenses podem estar com seus recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) bloqueados.
Em plena recessão, como os gestores eleitos e/ou reeleitos em 2016 administrarão essas cidades?
Indagação inquietante!

Em "extrema pobreza", Morada Nova receberá quatro novos profissionais do Mais Médicos.

O Ministério da Saúde classificou, neste último dia 19/04, o município de Morada Nova como de "extrema pobreza".

Mesmo com o rótulo desanimador, o município receberá, nesta quarta-feira, 28/06, quatro novos profissionais do "mais médicos", conforme dados do SUS.
Nossa página tentou o contato com a Chefe de Gabinete do prefeito Wanderley Nogueira, a Sra. Ana Cristina, para maiores esclarecimentos, mas não obteve resposta.