quarta-feira, 5 de novembro de 2025

POTIRETAMA: ações, reações e contrações políticas.


O veterano Gonzaga Mota imortalizou a sua frase-jargão: “A política é dinâmica”; mas ele não disse nada sobre ela ser também volátil.

No município de Potiretama, a 235 km de Fortaleza, ocorreu uma verdadeira sublimação no executivo local: prefeito afastado cumprindo pena, rompimento da vice que assumiu em caráter interino, TRE cassou a chapa, e o presidente da Câmara assume em caráter temporário; contando três prefeitos na cidade em menos de um ano.

E ainda em meio a toda essa incerteza, existe a possibilidade de medida liminar, que pode girar novamente o globo do bingo político local.

E como quem está na chuva é para se molhar, as projeções apontam ainda que a nova eleição suplementar pode acontecer logo no início de janeiro de 2026; assim, o prefeito só teria pouco mais de dois meses no cargo, a priori.

Pensa que acabou? Não mesmo! Falta saber como o grupo do ex-prefeito Chico Adelmo, o deputado Mauro Filho e Eunício Oliveira vão reagir diante dessa excelente janela de oportunidade para tentar um retorno à prefeitura com custo reduzido.

Isso sem falar, em como vai ficar a provável aliança invertida entre PT e PP, resultante de alinhamentos vindouros de Guimarães com Zezinho Albuquerque e Cia LTDA.

É muita informação pra um município tão pequeno, né? E ainda estamos longe de concluir, viu!

Indagados pela nossa reportagem na posse, tanto o prefeito interino,  Cleverlândio; quanto a ex-primeira-dama, Elaine Melo; e ainda, o Presidente interino da Câmara Municipal, Robertinho Holanda, informaram que ainda não houve reunião de transição, formação de secretariado, e tampouco, quiseram adiantar possíveis nomes de pré-candidatos para a eleição que já está batendo à porta; no máximo, daqui a pouco mais de dois meses.

Façam as contas: daqui que todas as portarias, senhas bancárias, tokens, nomeações e acessos a sistemas sejam regularizados, talvez o prefeito já tenha perdido mais de 10 dias, que serão muito bem usados como delay de resposta pela oposição para se organizar; e que continuem os jogos!

É isso: ações, reações e contrações na política de Potiretama; assunto nas calçadas, melhor que netflix.

Crédito da imagem: Wagna Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário