domingo, 1 de outubro de 2017

Zero hora

Um dos passos mais audaciosos da história da política limoeirense foi dado na madrugada deste domingo, 01/10, quando a Sociedade Beneficente São Camilo assumiu de fato e de direito a administração do Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde (HRDDLV).


O contrato de terceirização dos serviços hospitalares abrangerá urgência, emergência, clínica médica, farmácia hospitalar e ambulatório; tudo através do SUS, 24h, e absolutamente gratuito à população dos municípios da 10ª Regional de Saúde.

Além do  atendimento no HRDDLV, as internações ocorrerão na sede física do Hospital São Raimundo, que também é o responsável pelas cirurgias eletivas; fechando a triangulação.

Durante meses, o referido processo de transição foi alvo de ataques sistemáticos de adversários e opositores do prefeito José Maria Lucena.

Nos bastidores, sabe-se que a frustração de muitos foi a questão do fim do "cabide de empregos" e "apadrinhamentos políticos" que existiam na unidade desde a sua municipalização, e que eram usados como moeda de troca a cada pleito eleitoral.
Com a celebração desse instrumento de gestão, a administração municipal neutraliza uma série de agravantes na área da saúde e fora dela; já que além de reduzir custos e aumentar a eficiência hospitalar, também viabilizará uma otimização nas despesas com pessoal.

Outro fato que merece atenção foi o não cumprimento das "profecias apocalípticas" ligadas à terceirização, tais como: a formação de enormes filas de espera por atendimento na porta da unidade, a revolta generalizada da população em decorrência da perda do "atendimento humanizado" e  a cobrança de dinheiro pela prestação dos serviços.

Como em qualquer sistema administrativo, os ajustes acontecerão gradualmente e pautados sempre na melhoria constante do serviço.

Pelo menos agora, um só profissional não será submetido ao regime sobre-humano de prestar 80 plantões por mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário