quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Os bastardos de Tália

A musa grega da comédia já teve filhos notáveis, e ainda nutre rebentos de talento excepcional nessa seara; a arte de fazer cócegas na alma, de provocar o riso e incitar a descontração.

A evolução histórica da arte cômica teve diversos estágios, mas uma velha máxima ainda desafia profissionais do ramo até hoje: perder o amigo ou a piada?

O Brasil, terra de gigantes do segmento, tais como: Chico Anísio, Ronald Golias, Mussum, Zacarias, Espanta, Renato Aragão, Dedé Santana, Tiririca e seu filho, Tom Cavalcante, Jô Soares, Zé Lezin e outos; é um celeiro de talentos, principalmente no Nordeste.

Dentre os nove estados da região, o Ceará é o "grande palhaço" da nação, com marca registrada e elevadíssima competitividade nos palcos.

Contudo, o humor típico, nato e espontâneo do nosso povo vem sendo aos poucos industrializado pela vertente norte-americana "stand up comedy"; que mistura humor negro e satírico com crônica social.

Nesta última terça feira, 17/10/2017, o SBT levou ao ar uma entrevista com a dupla C1 (Cláudio Campos) e C2 (Enor César), que atuam no mercado desde 1991. E quando indagados pelo apresentador do "The Noite", Danilo Gentilli, sobre a estranheza nas apresentações, a resposta veio direta e desagradável: Limoeiro do Norte.

Na assertiva, enfatizaram ironicamente a predominância excessiva da pistolagem e promoveram deliberadamente a sátira nociva, em rede nacional, a um passado traumático que a cidade tenta esquecer. 

Contudo, alguns elementos do discurso não batem e a conta não fecha. Primeiro, os animadores alegam ter feito show na cidade; o que segundo organizadores de eventos da região nunca aconteceu (além do fato da produção da dupla não disponibilizar agenda oficial). Segundo, quando contatados através do e-mail oficial da produção sobre a data e local do referido espetáculo, não houve resposta.

O que ficou claro, foi uma jogada óbvia de marketing gratuito promovida pelos piadistas a fim de despertar o interesse da região sobre o seu trabalho; afinal, nada chama mais a atenção de alguém do falar mal. Todavia, o tiro saiu pela culatra, e as redes sociais demonstraram o asco e a repulsa dos limoeirenses acerca dessa piada de mal gosto.

Mas a verdadeira piada, está na auto-descrição que a dupla faz de si:



Agora sim, foi engraçado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário