quinta-feira, 3 de agosto de 2017

NH (₂O)

Desde épocas anteriores à antiguidade clássica que o acesso ao abastecimento de água potável é um dos principais fatores de desenvolvimento das sociedades humanas.

Prova irrefutável, é que as grandes civilizações só puderam desenvolver-se e florescer às margens de grandes cursos d'água limpa, doce e corrente.

Tigre, Eufrates, Nilo, Danúbio, Tâmisa, Sena, Volga e outros, corroboram a tese da ligação entre água e desenvolvimento.

Enquanto isso, no século XXI, o semiárido brasileiro precisa "reinventar a roda" para conviver como uma das maiores secas das últimas décadas.
Poço privado, cedido provisoriamente, enquanto os trabalhos de escavação são concluídos.

Em plena estiagem, já prolongada por vários anos, parece pouco provável que ações de busca por recursos hídricos subterrâneos no já ressequido solo jaguaribano apresentem resultados satisfatórios.
Poço privado, cedido provisoriamente, enquanto os trabalhos de escavação são concluídos.

Contudo, o SAAE de Limoeiro do Norte vem contradizendo essa hipótese através da perfuração de um poço na região dos Setores com vazão média de 15,28 L/s.

Tal empreendimento, custeado integralmente com recursos próprios da autarquia, surpreende a todos e enche de esperança as comunidades beneficiadas com esse rápido e intenso programa de expansão na oferta de água adequada ao consumo humano; que aliás, é meta prioritária da gestão municipal.

Em menos de oito meses, o serviço autônomo já resolveu problemas antigos de demanda, tais como: Canto Grande de Baixo, Sítio Saquinho, e agora, Setores e Ingarana.

Na Chapada do Apodi, melhorias e expansões também estão se transformando em rotina, levando a excelência no serviço também às zonas rurais; inclusive, com um número recorde de ligações domiciliares.

Enquanto a bala de prata contra a seca não é disparada à queima roupa, realizando a tão esperada transposição do Rio São Francisco, municípios entusiastas vão contornando a escassez de recursos hídricos com soluções inteligentes.

Pois como Pascal previu: num líquido (inclusive a água) a pressão se transmite igualmente em todas as direções!

2 comentários:

  1. Gestor atual o Prefeito Zé Maria Lucena, já completado 8 meses de gestão, está surpreendendo a população limoerense, pois o mesmo iniciou-se obras e o mesmo finalizou em tempo que surpreende as gestões anteriores a dele.

    ResponderExcluir
  2. E meus parabéns Emanoel freitas por essa sua reportagem.

    ResponderExcluir