sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Freios e contrapesos

Nesta última quinta-feira, 19/10/2017, o TCE-CE divulgou a lista de todos os municípios do estado e sua situação no tocante ao comprometimento da RCL (receita corrente líquida) com folha de pessoal.

Nessa conjectura de convergência de múltiplas crises, Limoeiro do Norte conseguiu regularizar sua situação de acordo com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), estando apto para receber transferências voluntárias dos demais entes federados.

O município fechou o segundo quadrimestre (maio-agosto) do exercício 2017 dentro do limite prudencial, percentual da RCL que varia de 51,3% a 53,99% da mesma, e que foi alcançado apenas por 38 cidades das nossas 184.

Sob um olhar leigo, parece que tal fato nada mais é do que o cumprimento precípuo da lei, Contudo, frise-se que o FPM (principal fonte de renda dos municípios) é variável com tendência decrescente, enquanto as despesas são regulares com tendência crescente, o que demanda planejamento estratégico para equacionar a situação. Principalmente, por conta da diminuição periódica no montante dos repasses da União, ente mais rico da federação.

E no caso particular de Limoeiro, que iniciou 2017 sufocado por inadimplências e com um percentual exorbitante de gasto com pessoal, o progresso de reequilíbrio fiscal é prova da capacidade administrativa da gestão José Maria Lucena, principalmente na forma do desempenho dos auxiliares diretos do prefeito, com destaque para o titular das finanças, Antônio Jerrivan Filho.

Veja-se ainda, que o grande público aguarda pela chegada de recursos pactuados entre o município e grandes lideranças, tais como: Eunício Oliveira, Moses Rodrigues, Cabo Sabino, Capitão Wagner, Daniel Oliveira e outros, na forma de emendas ou de articulações em Brasília.

Por fim, existe ainda grande expectativa no que se refere aos investimentos do Governo do Estado, que se materializam através da "Areninha", da Delegacia, da Escola Profissionalizante, da Estrada do Bixopá e do tão sonhado Hospital Resgional do Vale; obras que ganham força no Abolição, principalmente por conta da articulação do Sec. da Fazenda, Mauro Filho.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Os bastardos de Tália

A musa grega da comédia já teve filhos notáveis, e ainda nutre rebentos de talento excepcional nessa seara; a arte de fazer cócegas na alma, de provocar o riso e incitar a descontração.

A evolução histórica da arte cômica teve diversos estágios, mas uma velha máxima ainda desafia profissionais do ramo até hoje: perder o amigo ou a piada?

O Brasil, terra de gigantes do segmento, tais como: Chico Anísio, Ronald Golias, Mussum, Zacarias, Espanta, Renato Aragão, Dedé Santana, Tiririca e seu filho, Tom Cavalcante, Jô Soares, Zé Lezin e outos; é um celeiro de talentos, principalmente no Nordeste.

Dentre os nove estados da região, o Ceará é o "grande palhaço" da nação, com marca registrada e elevadíssima competitividade nos palcos.

Contudo, o humor típico, nato e espontâneo do nosso povo vem sendo aos poucos industrializado pela vertente norte-americana "stand up comedy"; que mistura humor negro e satírico com crônica social.

Nesta última terça feira, 17/10/2017, o SBT levou ao ar uma entrevista com a dupla C1 (Cláudio Campos) e C2 (Enor César), que atuam no mercado desde 1991. E quando indagados pelo apresentador do "The Noite", Danilo Gentilli, sobre a estranheza nas apresentações, a resposta veio direta e desagradável: Limoeiro do Norte.

Na assertiva, enfatizaram ironicamente a predominância excessiva da pistolagem e promoveram deliberadamente a sátira nociva, em rede nacional, a um passado traumático que a cidade tenta esquecer. 

Contudo, alguns elementos do discurso não batem e a conta não fecha. Primeiro, os animadores alegam ter feito show na cidade; o que segundo organizadores de eventos da região nunca aconteceu (além do fato da produção da dupla não disponibilizar agenda oficial). Segundo, quando contatados através do e-mail oficial da produção sobre a data e local do referido espetáculo, não houve resposta.

O que ficou claro, foi uma jogada óbvia de marketing gratuito promovida pelos piadistas a fim de despertar o interesse da região sobre o seu trabalho; afinal, nada chama mais a atenção de alguém do falar mal. Todavia, o tiro saiu pela culatra, e as redes sociais demonstraram o asco e a repulsa dos limoeirenses acerca dessa piada de mal gosto.

Mas a verdadeira piada, está na auto-descrição que a dupla faz de si:



Agora sim, foi engraçado.



terça-feira, 17 de outubro de 2017

"Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar..."

Mesmo não sendo com "pedrinhas de brilhante", como trova o cancioneiro popular, a administração de Limoeiro do Norte continua honrando os compromissos de campanha assumidos em 2016, dentre eles, a pavimentação em paralelepípedo do conjunto habitacional Estrada das Flores.


A assinatura da respectiva ordem de serviço foi cenário para declarações impactantes do prefeito José Maria Lucena; que além de reafirmar os compromissos da "Areninha" e da escola profissionalizante, antecipou ainda metas de expansão dos serviços do Hospital Deoclécio Lima Verde nas áreas de cirurgia e traumatologia no médio prazo. Terceirização, aliás, que até o momento, tem sido um sucesso absoluto de público e crítica. 

Indagado sobre os próximos arremates da gestão, o chefe do executivo municipal foi enfático na prioridade da garantia de recursos hídricos com a perfuração de sete poços profundos no aquífero arenito-açu, na Chapada do Apodi, que podem chegar a até 500m de profundidade. Projeto esse, fomentado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pelo DENOCS com projeto da EBS, empresa potiguar de exploração geológica.

Lucena finalizou suas palavras ratificando as ações desenvolvimentistas previstas para o Córrego de Areia, tais como: a implantação da regional do DETRAN e a instalação de uma faculdade de direito, ambas no referido local.

Enquanto isso, no "bosque que se chama solidão", alguns só têm o silêncio do esquecimento e o isolamento da frustração como cantiga de ninar.

domingo, 1 de outubro de 2017

Zero hora

Um dos passos mais audaciosos da história da política limoeirense foi dado na madrugada deste domingo, 01/10, quando a Sociedade Beneficente São Camilo assumiu de fato e de direito a administração do Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde (HRDDLV).


O contrato de terceirização dos serviços hospitalares abrangerá urgência, emergência, clínica médica, farmácia hospitalar e ambulatório; tudo através do SUS, 24h, e absolutamente gratuito à população dos municípios da 10ª Regional de Saúde.

Além do  atendimento no HRDDLV, as internações ocorrerão na sede física do Hospital São Raimundo, que também é o responsável pelas cirurgias eletivas; fechando a triangulação.

Durante meses, o referido processo de transição foi alvo de ataques sistemáticos de adversários e opositores do prefeito José Maria Lucena.

Nos bastidores, sabe-se que a frustração de muitos foi a questão do fim do "cabide de empregos" e "apadrinhamentos políticos" que existiam na unidade desde a sua municipalização, e que eram usados como moeda de troca a cada pleito eleitoral.
Com a celebração desse instrumento de gestão, a administração municipal neutraliza uma série de agravantes na área da saúde e fora dela; já que além de reduzir custos e aumentar a eficiência hospitalar, também viabilizará uma otimização nas despesas com pessoal.

Outro fato que merece atenção foi o não cumprimento das "profecias apocalípticas" ligadas à terceirização, tais como: a formação de enormes filas de espera por atendimento na porta da unidade, a revolta generalizada da população em decorrência da perda do "atendimento humanizado" e  a cobrança de dinheiro pela prestação dos serviços.

Como em qualquer sistema administrativo, os ajustes acontecerão gradualmente e pautados sempre na melhoria constante do serviço.

Pelo menos agora, um só profissional não será submetido ao regime sobre-humano de prestar 80 plantões por mês!