quinta-feira, 19 de agosto de 2021

OS DOIS LIMOEIROS.

Nesta segunda gestão do prefeito José Maria Lucena (2021-2024) fica nítida a concretização da estratégia de saneamento financeiro e enxugamento da máquina pública realizados na primeira (2017-2020).

O contraste entre o ritmo intenso de conquistas e realizações dos últimos anos e a morosidade do passado é evidente.

Como exemplo fático, ficam lado a lado o ontem e o hoje, respectivamente, da antiga base da SUCAM e a moderna Central de Resíduos Sólidos; mostrando a nítida diferença entre ação e promessa.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

ALTO SANTO: TCE EMITE PARECER PRÉVIO PELA IRREGULARIDADE DAS CONTAS DO EXERCÍCIO FINANCEIRO 2012 E RECOMENDA DESAPROVAÇÃO PELA CÂMARA MUNICIPAL

Em peça técnica datada de 18/09/2018, o TCE recomenda a DESAPROVAÇÃO das contas de 2012 de um ex-prefeito de Alto Santo

O mesmo, que ficou 8 anos e fez o sucessor, hoje aguarda uma por uma solução política para aprovar suas contas do último ano do segundo mandato.

São necessários 2/3 do parlamento para derrubar o paracer, que se posiciona pela irregularidade das referidas contas.

Agora é aguardar pra ver se muitos dos que estão na câmara hoje, e que historicamente já usufruiram das benesses políticas da Fazenda Floresta, provarão na prática sua gratidão pelas "vacas gordas" do passado, ou se vão conduzir o "venerável" ao degrado da inelegibilidade.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

LIMOEIRO DO NORTE ENTRE AS CIDADES MAIS AVANÇADAS DO CEARÁ NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19.

Fruto de um planejamento intersetorial a longo prazo e da execução metódica de protocolos técnicos em saúde, Limoeiro do Norte aparece entre as cidades mais avançadas no Ceará no tocante à vacinação contra a Covid-19.

Imunizando pessoas já na faixa dos 18 anos, (com 58,88% com pelo menos uma dose ou única) e com elevado percentual absoluto em doses aplicadas (41.472), o município também é referência no controle de letalidade da pandemia, com número de óbitos significativamente menores que seus vizinhos com mesma proporção demográfica.

Logo, além do trabalho institucional feito pela gestão no tocante a instalação de 20 UTIs em tempo hábil e dos centros Covid na sede e na Cidade Alta, que muito ajudaram com diagnóstico e tratamento precoce, o titular da pasta esteve em Brasília em busca de mais recursos e melhorias para saúde do cidadão limoeirense.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

MUNICÍPIOS ATÉ 50 MIL HABITANTES TERÃO ATÉ 02/08/2024 PARA COBRAR POR COLETA E MANEJO DE LIXO.

O brasileiro, que já está sujeito atualmente a 92 tributos diferentes, agora terá que pagar mais um, relativo ao manejo de resíduos sólidos.

Previsto na Lei Federal n° 14.026/2020, esse ônus para o contribuinte entrará em vigor de forma escalonada até 02 de agosto de 2024.

Cada ente federado tem suas atribuições, mas no fim das contas, caberá aos municípios a instituição da cobrança e o recolhimento dessa arrecadação.
Como se já não bastasse uma carga tributária sobre o PIB de quase 32%, o cidadão ainda terá que arcar com mais esse peso fiscal, como já acontece há anos com iluminação pública.

Mas, para os descontentes, "non olet".

ARTEFATO MACABRO.


A TV Plug da jaguaruana foi surpreendia com uma cruz na qual estavam escritas a sigla em inglês RIP (repouse in peace - descanse em paz), significação internacional para morte, e o nome da emissora.

Após o recente atentado à bala no canal, a cruz seria uma nova advertência, o reforço de ameaça ou só uma piada grosseria de muitíssimo mau gosto?

 E as autoridades políticas e de imprensa do estado, ficaram de braços cruzadas até que o pior aconteça?

Jornalismo, profissão de risco.

domingo, 1 de agosto de 2021

RUSSAS: POPULAÇÃO DENUNCIA POSSÍVEL PARALISAÇÃO COM A RETIRADA DE MÁQUINAS NA OBRA DA ESTRADA DO PEIXE.

Após publicar a denúncia da população aqui no blog ontem, moradores mandam novas imagens da retirada de máquinas do canteiro de obras da estrada do Peixe.

A renovação desse maquinário deixa uma série de incertezas no ar, principalmente, quanto à credibilidade política dos articuladores, dentre eles, o federal Mauro Filho, grande paraninfo da obra.

Enquanto isso, a população que ao longo de décadas aguarda esse asfaltamento, ainda terá que aguardar (um pouco) mais.